Muitos consumidores catarinenses desconhecem, mas existe uma maneira de reclamar de um serviço ou de um produto sem sair de casa. O serviço na internet é oferecido pelo Governo Federal e ajuda o consumidor a resolver conflitos com empresas.
A plataforma digital oferece todos os serviços que são disponibilizados pelo Procon e é um meio de resolução de problemas fácil e simples. O consumidor se cadastra, reclama e aguarda a resposta da empresa, sem precisar procurar o órgão. Para isso, a empresa também precisa estar cadastrada.
Mais de 300 empresas, de segmentos como telecomunicações, bancos, aviação civil, comércio eletrônico, varejo e indústria já estão cadastradas no sistema.Os depoimentos dos consumidores ficam registrados na rede para todo mundo ver e a empresa tem 10 dias para dar a resposta ao consumidor.
Consumidor.gov.br
A plataforma, criada em 2014, é monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, Procon dos Estados, Defensorias, Ministérios Públicos e também por toda a sociedade. Para ter acesso ao serviço, o consumidor deve preencher um formulário eletrônico disponível no site, fazer um cadastro com login e senha e relatar o problema de forma clara e direta.
A participação no portal é permitida, apenas, às empresas que aderirem formalmente ao serviço, por meio da assinatura de um termo, no qual se comprometem a conhecer, analisar e investir esforços para solucionar os problemas dos consumidores.