Os Correios lançam nesta quinta-feira, dia 25, data em que completam 355 anos de serviço postal no Brasil, uma nova ferramenta que permitirá aos usuários o acompanhamento das encomendas e objetos registrados por meio do CPF ou CNPJ, dispensando a obrigatoriedade de informar o código do objeto.
Com a nova funcionalidade, que é gratuita, o cliente poderá informar apenas o CPF ou CNPJ e ter acesso a todas as encomendas em que seja remetente ou destinatário.
"Atendendo a uma demanda antiga dos nossos clientes, criamos uma ferramenta que irá melhorar a experiência de quem usa os serviços dos Correios. Agora basta informar o número do CPF para saber o andamento de uma encomenda", ressalta o presidente dos Correios, Guilherme Campos.
Como funciona
Para realizar a consulta, devem ser informados os CPFs do remetente e do destinatário no momento da postagem do objeto em uma agência dos Correios. Após a postagem, a qualquer momento o destinatário ou o remetente podem acessar a página de rastreamento no site dos Correios, informar o CPF, e inserir login e senha — previamente cadastrados no portal.
Com os dados informados serão exibidos todos os objetos registrados (cartas ou encomendas) que tenham sido associados ao documento do usuário que fez o login, seja como destinatário ou remetente. O mesmo procedimento vale para consultas feitas pelo CNPJ.