As fortes chuvas que atingiram o Oeste de Santa Catarina nesta terça-feira, dia 23, provocaram estragos em vários municípios da região. As ocorrências mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros. Apesar dos prejuízos, nenhuma vítima teria se ferido com gravidade durante o mau tempo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Xanxerê, pelo menos sete chamados foram recebidos em um intervalo de apenas 30 minutos. Em Faxinal dos Guedes e Vargeão ocorreram alagamentos em residências e estabelecimentos comerciais.
Já em Quilombo, conforme os bombeiros, árvores caíram na SC-157, trancando o trânsito parcialmente. Em Chapecó também houve quedas de árvores.
Outras ocorrências foram registradas em Marema, Quilombo, São Carlos, Pinhalzinho, Herval d'Oeste e Xanxerê, também envolvendo quedas de árvores, alagamentos e destelhamentos. Em Faxinal dos Guedes até um muro caiu sobre um veículo que estava estacionado.
Microexplosão
Uma microexplosão foi registrada durante o mau tempo no município de Marema. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fenômeno natural ocorreu na Linha Carlos Gomes, destruindo uma residência. Uma pessoa teria sofrido ferimentos leves.
A microexplosão é uma nuvem carregada de ar, água, granizo e acompanhada de ventos intensos que atingem até 120 km/h, explica a meteorologista Ana Ávila.