Apesar de a Argentina fazer divisa com algumas cidades catarinenses, a chegada de turistas do país a Santa Catarina exige o processo formal de migração. Só por Dionísio Cerqueira, no Oeste, segundo a Polícia Federal (PF), passaram 16.751 argentinos até a última sexta-feira, dia 12, como mostrou o NSC Notícias.
Segundo a PF, no mesmo período em 2017 foram 18.251. Neste ano, alguns deles entraram pela ponte de Paraíso, também no Oeste, onde não há um órgão federal para fiscalização.
"Então, o estrangeiro entra, faz o procedimento migratório de entrada e depois faz o procedimento da saída. Aí será observado se ele cumpriu o prazo, se fez o procedimento de entrada corretamente, que às vezes, entra irregularmente e veio dar a saída aqui e será aplicada multa também", disse o delegado da Polícia Federal, Daniel Reschke.
As filas de turistas para entrar no país por Dionísio Cerqueira se formam ainda mais nos fins de semana. Só em 2017 foram mais de 106 mil turistas fazendo o registro pelo local, conforme a Polícia Federal.