A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) divulgou nesta terça-feira o Calendário de Vacinação da Rede Pública de Santa Catarina para 2018. Dentre as principais mudanças, anunciadas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, está a aplicação da vacina contra a febre amarela para crianças com nove meses em todas as cidades catarinenses.
A dose será aplicada em crianças nascidas a partir do ano de 2017 e que tenham nove meses. Antes, a recomendação era que crianças de nove meses até adultos de 59 anos tomassem a vacina apenas nos municípios que fazem parte de áreas consideradas de risco (veja aqui áreas de recomendação para vacina febre amarela). Além de Santa Catarina, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia também terão essa mudança.
Outra alteração é em relação à vacina contra a varicela. O Ministério da Saúde passa a disponibilizar a segunda dose para crianças de quatro até seis anos. A vacinação nesta faixa etária busca aumentar a proteção do grupo-alvo, prevenindo a ocorrência de surtos da doença, especialmente em creches e escolas. A primeira dose da varicela é aplicada aos 15 meses de idade.
A vacina meningocócica C também tem mudanças. Agora será aplicada em adolescentes de 11 a 14 anos. Para este grupo, será aplicado um reforço ou a dose única, conforme situação vacinal encontrada.
— A expectativa é ampliar a proteção das crianças e adolescentes, além de diminuir o estado de portador, protegendo também a população de outras faixas etárias, diminuindo assim a população suscetível a essas doenças — afirma Vanessa Vieira da Silva, a gerente de imunização da DIVE/SC.
As vacinas são gratuitas e estão disponíveis nas salas de vacinação das unidades de saúde pública de Santa Catarina.