A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nesta quinta-feira, 16, reuniões com autoridades do Oeste de Santa Catarina para atualização das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O objetivo é buscar o compromisso do gestor municipal e alertar para o aumento expressivo no número de focos e de municípios infestados nessa região.
A comitiva contará com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Dr. Vicente Caropreso, o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Dr. Fábio Gaudenzi e a Gerente de Zoonoses da Dive/SC, Suzana Zeccer. Os encontros iniciarão por Dionísio Cerqueira às 9h, em São Miguel do Oeste por volta das 11 horas, e seguirão para Chapecó, Xanxerê e Xaxim, com previsão de término às 18h.
Até o dia 28 de outubro deste ano, foram identificados 9.478 focos do mosquito Aedes aegypti em Santa Catarina, em 141 municípios. Esse volume é 48,8% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 6.371 focos foram identificados, em 133 municípios. Do total, 61 municípios são considerados infestados, 22% a mais do que o mesmo período de 2016, que registrou 50 municípios nessa condição.
O grupo retomará a agenda de encontros com prefeitos no dia 22 de novembro, nas regiões Norte e Litoral, nos municípios de Itapema, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes e Joinville.