Santa Catarina é o sexto estado que mais produz energia limpa, 90% do consumo é gerado através da água, sol ou vento, como mostrou o Bom Dia Santa Catarina. O quadro Falando em Sustentabilidade desta terça-feira (17) apresentou um panorama do setor no estado.
No Norte catarinense, um casal de Joinville reduziu a conta de luz depois de instalar placas solares na residência. Além de gastar menos, eles ajudam os vizinhos e contribuem para o crescimento do uso de fontes de energia limpa no estado.
"Para o Brasil, é uma atividade para economizar energia, porque produzir óleo e o carvão dá muita poluição", explicou o agricultor Dario Hardt.
A energia que eles produzem através das placas solares ajuda a abastecer a casa e ajuda os vizinhos. O que sobra, vai para a rede das Centrais Elétricas Santa Catarina (Celesc) e é distribuída para outras casas.
Projetos para geração de energia limpa estão espalhados pelo estado. "É uma alternativa para ajudar a natureza e fazer uma economia ao longo dos anos", comentou Hardt.
Uma usina em Tubarão, no Sul, também usa o sol para produzir energia que abastece mais de duas mil famílias.
"A energia solar fotovoltaica é totalmente renovável. No mundo inteiro, começa a ser difundida. A gente sabe de antemão que a melhor aplicação para energia fotovoltaica é no local, ou seja, colocar no teto das residências. Você não tem custo de transmissão de energia", afirmou o engenheiro mecânico Roberto Maes.
Em Água Doce, no Oeste, há um parque de geração de energia eólica, que contribui para a economia do município. "Em se tratando de energia limpa, ela é considerada uma das fontes que geram o menor impacto", declarou a guia do parque Karin Orso.
Na próxima semana, o Falando em Sustentabilidade apresenta a experiência de uma cidade em que a cultura e a música ajudam a sustentar um sonho.
Série Falando em Sustentabilidade
A série de seis episódios vai ao ar às terças-feiras no Bom Dia Santa Catarina. Além da geração de energia limpa,mostrou experiências de reciclagem, geração de emprego e renda a partir da separação de resíduos.
Outra reportagem contou a história de uma família que optou por ter hábitos saudáveis como uma forma de ter uma vida sustentável.
A série exibiu ainda uma reportagem a respeito de uma família que há um ano se desafiou a produzir menos lixo e comprar produtos com menos embalagens.