As obras compreendem a modernização da Ala Sul do estádio e melhorias na infraestrutura. O prazo final do convênio é 31 de dezembro de 2018 e a execução do plano de trabalho da primeira etapa envolve várias fases: fundações/pilares; carga, transporte e entulho; demolição parcial da arquibancada existente; estrutura de concreto armado; equipamentos de obra; sistema da fachada; recuperação e pintura da arquibancada existente; iluminação com lâmpadas de LED; pilar de concreto com bloco; cobertura metálica; colocação de telha em fibra translúcida; pintura intumescente e revestimentos.
O Regional Índio Condá foi inaugurado no dia 24 de janeiro de 1976 para ser a casa do futebol chapecoense. A história do estádio guarda momentos inesquecíveis, como o primeiro título de campeão catarinense da Chapecoense em 1977. O sexto e último título estadual foi conquistado em 2017 já na Arena Condá.
Ainda em 2007, a Prefeitura de Chapecó decidiu transformar o estádio em arena e iniciou a execução de novas arquibancadas. A Ala Sul foi inaugurada em 2009 e a Ala Norte em 2010. Com a construção da nova Ala Leste em 2013, a Arena Condá alcançou a capacidade atual de 20 mil torcedores.
Os recursos para as novas obras foram obtidos com a articulação do deputado federal João Rodrigues (PSD/SC), que participou do ato de assinatura do convênio junto com o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, diretores da Caixa e da Associação Chapecoense de Futebol.