Em Santa Catarina, pelo menos 50 mil votaram neste sábado (7) no plebiscito informal organizado pelo movimento separatista "O Sul é Meu País" sobre a possibilidade de separar os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do restante do país, conforme parcial divulgada às 21h50 deste sábado. A votação ocorreu entre 8h e 20h.
Além de Santa Catarina, a votação também foi feita no Rio Grande do Sul e Paraná. De acordo com o movimento, a votação, chamada de Plebisul, tem caráter simbólico, uma vez que não tem validade legal. Os participantes responderam "sim" ou "não" à pergunta: "Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?".
Parcial
Às 21h50, 28,12% das urnas haviam sido lançadas e 9,33% do total, auditadas. De acordo com a parcial divulgada nesse horário, 48.790 pessoas votaram sim e 2.031 votaram não.
O voto era depositado nas urnas e em seguida o participante era convidado a assinar um projeto de lei sobre o tema, que será apresentado oficialmente ao legislativo. Para que seja encaminhado, são necessárias as assinaturas de 1% dos eleitores de cada um dos três estados.