Uma decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que entrou em vigor no último domingo (01), impede a Oi de cobrar por ligações locais e de longa distância nacionais em 15 estados brasileiros, incluindo Santa Catarina. A medida segue em vigor até 30 de março de 2018.
Em uma fiscalização realizada em agosto de 2017, a Anatel verificou que nesses estados o nível de orelhões em condições de operação não atingiu os patamares estabelecidos pela agência reguladora. A disponibilidade dos orelhões deve ser de no mínimo 90% em todos os estados e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões.
O Clic RDC fez testes na manhã desta terça-feira (02), em telefones públicos da Oi, no centro da cidade. Foram testados 5 orelhões, dos quais, dois estavam inoperantes. Nos demais, a gratuidade para ligações locais e de longa distância para telefones fixos, está ativa. Para celulares o Clic não conseguiu concluir nenhuma chamada.
O ClicRDC tentou contato com a empresa para obter informaçõe sobre a manutenção dos equipamentos inoperantes porém, até o fechamento desta publicação, não obteve retorno.