Chuva torrencial, granizo e ventos fortes provocaram prejuízos na tarde deste domingo, dia 1º, em Chapecó. Foram registrados estragos pontuais nos Bairros Efapi, Jardim América, São Cristóvão, Santo Antônio, Alvorada, Eldorado, Bela Vista, Presidente Médici, Saic e Centro, segundo informou a Prefeitura.
As equipes da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil prestaram apoio ao Corpo de Bombeiros, atuando na distribuição de 14 mil metros de lona para mais de 300 famílias. Os ventos chegaram a 114 km/h, apontou ainda a Prefeitura de Chapecó.
Guardas municipais e agentes de trânsito foram mobilizados para o auxílio no trabalho de desbloqueio de vias e isolamento de algumas áreas, já que pelo menos 18 quedas de árvores foram identificadas. Ainda conforme a Prefeitura, não houve o registro de vítimas, nem mesmo famílias desalojadas ou desabrigadas.
A estrutura da Escola Chapecó Criança foi danificada e as atividades desta segunda-feira, dia 2, estão canceladas.
No interior, nenhum registro de emergência. Ainda conforme a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, um levantamento mais preciso dos danos nas estradas será feito na manhã desta segunda-feira.
Tempestades de granizo ainda foram registradas nos municípios de Paial, Ipira, Piratuba, Lindóia do Sul, Ipumirim, Arabutã, Concórdia, Itá, Jardinópolis, Xanxerê, União do Oeste, Nova Itabeiraba, Irati e Seara, conforme a Defesa Civil de Santa Catarina. O órgão ainda relatou vendaval em Palmitos e São Lourenço do Oeste.