Encerrada na última sexta-feira, dia 22, a Campanha Nacional de Multivacinação registrou números positivos em Santa Catarina. Durante os 11 dias, 229.921 crianças e adolescentes de até 15 anos compareceram às unidades de saúde para avaliação da caderneta de vacinação. Destes, 32% das crianças e 48% dos adolescentes estavam com alguma das 16 vacinas oferecidas em atraso, totalizando 147.134 doses aplicadas.
"Os dados são positivos quando consideramos que 68% das crianças estavam com as vacinas em dia e que conseguimos aplicar mais de 35 mil doses em adolescentes", avalia Vanessa Vieira da Silva, gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que divulgou nesta quinta-feira, dia 28, os dados sobre a mobilização.
A campanha registrou a atualização das vacinas Meningo C em adolescentes de 12 e 13 anos (11.097 doses) e de HPV em meninas entre nove e 14 anos (9.974 doses), além de meninos de 11 a 14 anos (15.181 doses). A Meningo C para adolescentes e a HPV para meninos foram incluídas no calendário vacinal da rede pública este ano, e permanecerão à disposição nas salas de vacina durante todo o ano.
O mesmo vale para as demais vacinas ofertadas pelo SUS. "Os pais e responsáveis que não conseguiram comparecer a um posto de saúde durante a campanha, podem buscar essa proteção para as crianças e os adolescentes a qualquer momento, em uma das 1,2 mil salas de vacina da rede pública de saúde do estado", reforça Vanessa.