Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (25), Dia Nacional do Trânsito, mostra que, em Santa Catarina, um em cada três motoristas admite dirigir depois de beber. Em Florianópolis, em uma blitz da Lei Seca feita na madrugada de sábado (23), 20 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram recolhidas, como mostrou o NSC Notícias.
Pelo menos 10 pessoas morreram em acidentes nas rodovias do estado no último fim de semana, um dos mais violentos do ano no trânsito.
Para analisar o comportamentos dos condutores catarinenses nas estradas, a Arteris ouviu quase 400 motoristas na pesquisa.
Pesquisa
Entre as estatísticas descobertas pelos estudos estão:
35% dos entrevistados não exigem que os outros passageiros do carro usem cinto de segurança
48% responderam que nem sempre respeitam o limite de velocidade
47% confessaram que usam o celular enquanto dirigem
35% admitiram que dirigem depois de beber
"A gente vê através de diversos estudos e até das atitudes cotidianas dos nosso usuários que pequena quantidade de álcool piora bastante a condução deste motorista", afirmou o policial rodoviário federal Carlos Possamai.
Na blitz da lei seca em Florianópolis, um homem foi preso em flagrante suspeito de dirigir embriagado. Ele mal conseguia andar. No carro dele, a polícia encontrou uma garrafa de uísque praticamente vazia.
"Tomei uma cerveja e estou indo direto para casa. E daí? O que é que eu posso fazer?", disse.