Depois de um longo período atravancado em impasses judiciais, finalmente as obras de recuperação do trecho da BR 282 entre as cidades Chapecó e São Miguel do Oeste deve sair do papel. A informação foi repassada à reportagem do Portal São Miguel pelo deputado federal Celso Maldaner (PMDB/SC). Segundo ele, o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro Silveira, afirmou que a assinatura da ordem de serviço será nesta quarta-feira (16). A BR 158, entroncamento com a 282, também está no documento. O ato acontece na sede do DNIT, em Florianópolis, com a empresa Traçado, vencedora do processo de licitação. A vencedora trabalhar em consórcio com a Gaia Rodovias.
A novela
Os capítulos dessa longa novela se arrastam há muito tempo, pois as duas primeiras empresas foram desclassificadas do processo, porém um processo judicial apresentado pela segunda colocada atravancou todo processo. Entidades, governantes e comunidade chegaram a fazer diversas manifestações, audiências públicas e pedidos de agilidade e prioridade para as obras.
Justiça
Na última semana a Comarca de Porto Alegre concedeu parecer favorável ao DNIT, nomeando a terceira empresa para a realização das obras. A ordem do DNIT agora deve ser de recuperar o tempo perdido e agilizar as obras de restauração, que preveem terceiras faixas, trevos e as marginais no perímetro urbano - que envolvem os municípios de Pinhalzinho, Nova Erechim e Maravilha.
Segundo Maldaner, são mais de 20 anos de espera. "A BR-282 tem grande importância estratégica para Santa Catarina. Por ela é escoada a produção do Extremo-oeste catarinense até os portos do Estado. Precisamos promover a integração rodoviária de Santa Catarina com estradas modernas que atendam e tragam segurança e mobilidade para a população e que levem a nossa produção agropecuária, tão farta e abundante, até os portos catarinenses e este sonho está prestes a se tornar realidade", explica Maldaner.