Com 516 focos de incêndio, o mês de julho bateu recorde histórico em Santa Catarina. Nos últimos 19 anos, desde que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a ser feita a medição, nunca houve tantos focos registrados.
Segundo o Inpe, o maior número de focos de incêndio em um mês de julho, até então, havia sido registrado em 2016, com 479 casos.
Conforme a Central RBS de Meteorologia, só choveu nos dias 17 e 18 deste mês em Santa Catarina A influência do ar seco que predomina no estado potencializa os focos de incêndio e diminui o nível dos rios.
A previsão para os próximos três meses indica que agosto deve ter chuva abaixo do normal, mantendo a estiagem. No entanto, em setembro e outubro está previsto aumento do volume de chuva no estado.
Incêndio no Rio Vermelho
No domingo, pela manhã, quatro bombeiros voltaram à região do Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, para conter um novo foco de incêndio. Fagulhas ainda se espalhavam em razão do vento e da falta de chuva. Com isso, foi feito novo combate. Nesta segunda (31), não havia registro de incêndio no local.
As chamas começaram na manhã do dia 25 de junho. Desde então, focos intermitentes foram registrados. A Polícia Militar Ambiental afirma que o incêndio foi provocado por uma vela de uma oferenda, encontrada pelos policiais.