A situação dos rios em Santa Catarina segue preocupante devido à estiagem das últimas semanas. De acordo com o levantamento mais recente da Epagri/Ciram, 18 pontos de rios já apresentam níveis abaixo do normal em todo o estado. Os locais estão em várias regiões de Santa Catarina, com dois casos de emergência no Oeste.
Conforme a Epagri/Ciram, a situação é de emergência nos municípios de Passos Maia, Concórdia, Forquilhinha, Chapadão do Lageado e São Martinho. Outros rios estão em situação de alerta, casos de Rio Negrinho, Canoinhas, Meleira e Tangará. O relatório ainda informa os municípios com rios em situação de atenção: Taió, José Boiteux, Otacílio Costa, Bocaina do Sul, São João Batista, Joaçaba, Salete, Blumenau e São Carlos.
A média histórica de precipitação em Santa Catarina, conforme a Epagri/Ciram, varia entre 80 a 140 milímetros no mês de julho, mas o volume de chuva está muito abaixo disso. No Oeste, por exemplo, o órgão aponta que caíram apenas 13,4 milímetros ao longo dos últimos 30 dias. Ainda segundo a Epagri/Ciram, a chuva deve voltar ao estado na quarta-feira, dia 2.