Foi anunciado no início deste mês as novas datas para pagamento do abono salarial, ano-base 2016. Mais de 24 milhões de brasileiros receberão o benefício, que começa a ser pago a partir de 27 de julho. O Programa de Integração Social (PIS) é pago aos empregados na iniciativa privada, enquanto o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é destinado aos empregados do setor público.
Quem tem conta na Caixa Econômica Federal recebe o crédito em conta dois dias antes. Conforme Lucas Campagnolo, gerente da Caixa Econômica de Pinhalzinho, para ter direito ao PIS, o trabalhador precisa ter carteira assinada a mais de cinco anos e ter trabalhado ao menos um mês no ano de 2016. "A remuneração neste período deve ter sido de no máximo dois salários mínimos, e o pagamento será proporcional aos meses trabalhados, variando de R$ 78 reais até um salário mínimo vigente".
Conforme o gerente, o trabalhador que tem conta na Caixa terá o benefício creditado dois dias antes da data base. "O saque com cartão cidadão e senha cadastrada, pode ser feito em uma lotérica ou caixa eletrônico. Caso não tenha o cartão, poderá sacar no atendimento convencional em um caixa, em horário de expediente bancário".
O calendário inicia em 27 de julho e seguem até março de 2018. "É importante que o trabalhador ao dirigir-se ao Banco, tenha consigo um documento de identificação e carteira de trabalho para agilizar o atendimento".
Também foi prorrogado até 31 de dezembro o prazo para quem não efetuou saque do PIS referente ao ano base de 2015.