Integrantes de cooperativas do Sistema Sicoob de Santa Catarina e Rio Grande do Sul visitaram quatro países da Europa para conhecerem mais sobre os sistemas cooperativos dos países europeus.
Ao todo, 25 representantes das entidades, entre eles o presidente da Sicoob Valcredi Sul, Abilio Mantovani, passaram pela Noruega, Suécia, Portugal e Espanha. A expedição ocorreu entre os dias 1° e 16 de julho.
Além de conhecerem as organizações corporativas, os representantes puderam mostrar os avanços do cooperativismo brasileiro, além de estreitar os laços para possíveis cooperações nas áreas logísticas e tecnológicas.
Segundo o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, é importante conhecer a experiência, os erros e acertos, e a visão que cada organização tem eu seu país sobre os caminhos do cooperativismo de crédito internacional.
"É preciso que estejamos atualizados sobre tudo que se faz, no Brasil e no mundo, na área em que atuamos, facilitando a tomada de decisões e caminhando de forma segura para a expansão do sistema", afirmou Schneider.
Ainda sobre a experiência, o presidente acrescentou que não se pode perder os valores do cooperativismo com foco no associado e na sociedade onde atuam. "Atuamos com a preocupação de oferecer produtos e serviços com menor custo e maior rentabilidade, sem perder de vista a questão da sustentabilidade, que garante a perenidade dos negócios e um futuro com mais qualidade de vida em todo o planeta".