Bom Jesus do Oeste registra os primeiros moradores na década de 1930 e foi fundado por volta de 1949, sendo na época povoado por caboclos oriundos de Palmeiras das Missões-RS, e por isso recebeu a denominação anterior de Linha Gaúcha. Uma das primeiras famílias posseira, a chegar a comunidade e se estabelecer foi a do Senhor Antônio Francisco da Silva.
Na época toda a área era coberta de araucárias e uma mata rica e madeiras, sendo uma das primeiras atividades econômicas a ser explorado e por esta razão, o fundador da localidade, Sr. Gustavo Osvaldo Sehnem, instalou uma serraria para a exploração desta riqueza natural. E foi nessa serraria que foi rezada a primeira missa, tendo na ocasião sido escolhido Bom Jesus para padroeiro, sendo que daí surgiu à denominação da localidade "Bom Jesus do Oeste".
Com o passar do tempo foram se sucedendo processos migratórios, com predomínio de teuto-brasileiros, descendentes de alemães, italianos, poloneses e outras etnias.
A seguir, cronologicamente, os passos que se seguiram até a instalação do Município de Bom Jesus do Oeste:
Em 1993, despertou entre as lideranças do distrito, o espírito emancipacionista, e a partir de então se organizou uma Comissão que daria os encaminhamentos para a emancipação de Bom Jesus do Oeste.
Em 19 de julho de 1995, através da Lei Estadual 9893/95, foi criado o Município de Bom Jesus do Oeste, desmembrando-se de Modelo e anexando em seu território parte dos municípios vizinhos de Maravilha e Campo Erê, passando a contar com as seguintes localidades: Linha Rainha da Serra, Linha Lamb, Linha XV de Novembro, Linha Flor da Serra, Linha 1º de Maio, Linha Lageado das Flores Alto, Linha Lageado das Flores Baixo, Linha Jundiá Linha Vista Alegre e a sede.