A redução do preço dos combustíveis nas refinarias foi anunciada nesta segunda-feira, dia 10, pela Petrobras. A gasolina será reduzida em 2% e o diesel em 1,7% a partir desta terça-feira, dia 11.
Está é a terceira redução seguida anunciada pela estatal, porém nos postos de gasolina, a decisão de repasse dos preços ao consumidor é dos comerciantes.
Nova política de preços
Em junho, a Petrobras anunciou sua nova política de preços para o diesel e a gasolina, dando liberdade para que a área de marketing e comercialização da empresa reajuste as cotações na refinaria de forma mais frequente, inclusive diariamente.
Desde então, somente neste mês, a estatal alterou os preços do diesel e da gasolina por cinco vezes.
Segundo a política de preços, a Petrobras busca manter sempre os valores dos dois combustíveis acima da paridade de importação, seguindo as variações do mercado. Com isso, a companhia abre espaço para concorrentes importarem os derivados de petróleo.
Desde 3 de julho, a área técnica da Petrobras pode fazer ajustes quando achar necessário, desde que respeite um limite de redução de 7% e alta de 7%. A orientação anterior era de reajuste ao menos uma vez por mês.
Com informações do G1