Na noite desta quinta-feira (29), a Polícia Militar de Dionísio Cerqueira e de Barracão, juntamente com o Canil do 11º BPM de São Miguel do Oeste, realizaram a operação "Fronteira Segura". Durante a operação dois homens foram presos, um por porte ilegal de arma de fogo e outro por tráfico de drogas.
Na ocasião foram realizadas abordagens a veículos e pessoas, com o objetivo de verificar irregularidades em veículos, bem como pessoas com mandados de prisão em aberto, drogas e armas. Participaram da ação 22 policiais militares e dois cães.
Conforme o Comandante da 2ª Cia de Polícia Militar de Dionísio Cerqueira, Capitão Deiber, essas operações são contínuas, uma vez que por se tratar de uma área de fronteira, os trabalhos de fiscalização são contínuos, visando o combate ao contrabando, tráfico de drogas e objetos ilícitos.
Prisões em flagrante
Momento em que os policiais realizaram a abordagem de um Hyundai/HB com placas de Barracão conduzido por um homem de 54 anos, que apresentava sinais de embriaguez.
Em revista pessoal foi encontrado com ele um revólver calibre 38 e no interior do veículo ainda foram encontradas uma faca, um canivete e um facão. Já em consulta ao sistema, os policiais constataram que ele já havia sido autuado por embriaguez ao volante.
Ainda durante a operação, os policiais prenderam um jovem de 18 anos, morador de Santa Terezinha do Itaipu por tráfico de drogas.
O rapaz era passageiro de um ônibus de linha que tinha como destino a Cruz Alta e em sua bagagem foram encontrados 27 tabletes de maconha, sendo que cada tablete pesava aproximadamente 800g. Os envolvidos foram presos e encaminhados à Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro.
Auxilio do Canil
Conforme o Cb Ronaldo, o Canil do 11º BPM está sempre presentes nas operações deflagradas na fronteira, facilitando assim o trabalho de revista em veículos e bagagens.
Com a ajuda dos cães, os policiais conseguiram realizar a vistoria em todas as bagagens do ônibus, e em poucos minutos acabaram localizando as drogas.
Desta forma, com o apoio dos cães, o trabalho de fiscalização dos policiais torna-se ágil e eficaz.