Após uma semana de chuvas intensas em vários municípios catarinenses, o governo federal liberou R$ 40 milhões para ajudar na reconstrução das cidades atingidas.
A medida provisória que vai liberar o recurso prevê o encaminhamento da verba para os próximos dias. "A bancada federal se reuniu com o presidente [Michel] Temer e levou fotos, vídeos e relatos de como o estado ficou após as enchentes, que deixaram milhares de desabrigados", contou o deputado federal Jorginho Mello (PR).
De acordo com o último relatório da Defesa Civil do Estado, 103 municípios foram atingidos pelas chuvas e ventos. "Foram mais de 30 mil catarinenses prejudicados e a maioria teve de sair de casa. Portanto, esse recurso será importante para a reconstrução do município", destacou Jorginho.
Nova Política de Defesa Civil
O deputado também pediu apoio no avanço na tramitação do projeto que atualiza a Política Nacional de Defesa Civil. O projeto atualiza o estatuto direcionado para a área de defesa civil e incorpora a importância de estudar a gestão de desastres no Brasil. "Queremos uma atuação mais focada na prevenção aos fatores que desencadeiam a ocorrência de catástrofes".
Pelo projeto é autorizada a criação de sistemas de informações e monitoramentos de desastres e se dá a responsabilidade aos órgãos de governos, que atuam nas ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação. Os municípios com capacidade técnica, operacional e financeira deverão implantar sistema complementar de monitoramento meteorológico, hidrológico e geológico, em articulação com a União e o Estado.