Os ventos fortes atingiram o Sul de Santa Catarina na tarde desta quinta-feira (8). Pelo menos quatro municípios registraram estragos por causa do vento. Segundo os Bombeiros, ninguém se feriu.
O Corpo de Bombeiros de Criciúma foi acionado por volta das 17h na comunidade São Pedro, entre Siderópolis e Nova Veneza. No local, árvores caíram e interromperam estradas. O vento também derrubou postes e destelhou casas.
Em Siderópolis, o ginásio da Escola Municipal Miguel Lazzarin, no bairro Rio Jordão, foi danificado. O local estava em construção e quase pronto. Ao menos cinco bairros estavam sem energia por volta das 18h30, segundo a Defesa Civil. Aviários da região também registrara problemas, conforme os bombeiros.
O centro de Nova Veneza ficou com pontos sem energia, conforme a RBS TV. Em Içara também foram registrados alguns destelhamentos e quedas de placas e árvores. De acordo com a Defesa Civil, a cidade de Treviso também pode ter registrado ocorrências por causa do vento.
Já em Lauro Müller, duas casas foram atingidas. Em uma delas, os moradores precisaram sair e ir para casa de parentes. Em outra, a Defesa Civil distribuiu lonas. De acordo com o site da Celesc, às 18h20 havia milhares de unidades consumidoras sem energia em Lauro Muller por desligamento acidental.
Na manhã desta quinta um vendaval também atingiu o Oeste catarinense. Um dos municípios mais afetados foi São Miguel do Oeste.
Balanço do mau tempo
De acordo com o balanço da Defesa Civil estadual divulgado na tarde desta quinta-feira (8), 31.681 pessoas foram atingidas de alguma forma pelo mau tempo no estado, que enfrenta chuvas intensas desde o dia 26 de maio.
Além dos novos municípios atingidos no Sul, 93 cidades registraram alguma ocorrência - como inundações, alagamentos e deslizamentos de terra.