(49) 99811-5023

NO AR

CALDEIRÃO MUSICAL

emy10.com.br

Brasil

4 municípios oficializam decretos de emergência por chuva em SC; nº de atingidos passa de 29 mil

Publicada em 08/06/17 às 06:46h - 815 visualizações

por Fonte: G1 / SC


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: (Foto: PRF/Divulgação))
Com a chuva em Santa Catarina, quatro municípios oficializaram decretos de emergência junto à Defesa Civil estadual: Agronômica, no Vale, e Abdon Batista, Lages e São José do Cerrito, na Serra. De acordo com a Secretaria de Estado da Defesa Civil, outros 20 municípios estão em processo de decreto de emergência preenchendo formulários. Já outras 12 cidades estão avaliando os estrago e têm intenção em decretar emergência.
Segundo o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, esta quinta-feira (8) ainda exige atenção de moradores, além das autoridades. "Temos a chuva prevista no estado na quinta bem maior do que foi na segunda, terça e na quarta. Essa chuva se distribui por todo estado. Isso vai trazer reflexos nessas bacias, que já estão com volume hídrico ainda muito elevado", afirma.
Em todo o estado, 90 municípios registraram alguma ocorrência desde o dia 26 de maio, segundo relatório divulgado às 17h pela Secretaria de Estado da Defesa Civil. O número de desalojados subiu para 21.620 e o de pessoas em abrigos foi para 2.667, a maior parte delas em Lages e em Rio do Sul. Pelo menos 29.350 pessoas já foram afetadas de alguma maneira pela chuva no estado.
Segundo Moratelli, algumas das ocorrências registradas pelos 90 municípios são pontuais. A atenção da Defesa Civil ainda está focada na assistência aos atingidos. "É um evento longo, se considerarmos que estamos há quase três semanas com a chuva no estado. Temos regiões muito afetadas, como Alto Vale, Serra e também um pouco da região Oeste, banhada pelo rio Uruguai", detalha.
Moradores de municípios da Serra estão enfrentando problemas para se deslocar. Em Otacílio Costa há comunidades do interior sem acesso. Já São José do Cerrito está sem o principal acesso com a interdição total da BR-282, que tem afetado inclusive o atendimento de saúde, conforme a prefeitura da cidade.
O km 253 da BR-282 em São José do Cerrito foi interditado totalmente por queda de barreira e danos na estrutura da pista. Os moradores precisam atravessar um trecho de cerca de dois quilômetros a pé em meio à lama.
"Nós tivemos que calçar umas botas para atravessar até aqui porque a lama tá complicada", diz um dos moradores. "Hoje vim pegar os boletos aqui com o rapaz do táxi para poder fazer a passagem e voltar para pagar em Lages, porque nem o banco está funcionando aqui", reclama outro morador.
"Está dificultando a questão até na saúde do município porque os nossos médicos são de Lages e não têm acesso ao município. Estamos enfrentando problemas também de abastecimento dos supermercados, nos postos de gasolina", detalha o vice-prefeito de São José do Cerrito, Moacir Ortiz.
Segundo ele, um acesso secundário à cidade deve ser feito com auxílio de uma empresa. "Um acesso que permita a trafegabilidade de casos de emergência, mas a nossa preocupação é a liberação deste trecho, que o é principal", disse.
Por enquanto, o trecho não tem data prevista para liberação. "Vai ser necessária uma intervenção bem complexa de engenharia para resolução do problema. Então, vai ficar totalmente interditada por esses dias", diz Carlos Magno Junior, inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Aulas
Segundo a Agência de Desenvolvimento Regional de Lages, nesta quinta-feira (8) as aulas serão retomadas nas 24 escolas estaduais da cidade. São 18 mil estudantes. Em outras três cidades da Serra - Anita Garibaldi, Otacílio Costa e São José do Cerrito -, as aulas serão retomadas na próxima semana.
"Já nos demais oito municípios da ADR Lages (Bocaina do Sul, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Painel, Palmeira e Ponte Alta), os diretores de cada escola terão autonomia para decidir conforme a situação de cada instituição, já que nestes locais o transporte dos alunos é feito pelas prefeituras", informa a nota da Gered de Lages. Nessas cidades, a orientação é para que os pais e alunos entrem em contato antes com as unidades de ensino.
A relação das escolas estaduais está disponível no site do governo do estado. Para as escolas municipais e particulares, a orientação aos pais ou responsáveis é ligar antes para saber se as aulas também foram canceladas.
Federais
BR-282 - km 253 - em São José do Cerrito, totalmente interdidata por queda de barreira, com danos na estrutura da pista. Sem previsão de liberação.
BR-470 - Km 44, em Gaspar - risco de deslizamento, interdição parcial com uma faixa fechada.
Estaduais
SC-108 - km 165,5 em São João Batista - queda de meia faixa de rolamento - trânsito em meia pista
SC-114 - do km 14,500 ao km 18,500 em Taió - queda de barreira - trânsito em meia pista
SC-350 - km 345,9 em Aurora - água sobre a pista - tráfego interrompido.
SC-350 - km 359,6 em Aurora - água sobre a pista - tráfego interrompido.
SC-110 - km 361 em Urubici - depressão na pista - trânsito em meia pista.
De acordo com a leitura dos nível das barragens feito pela Defesa Civil estadual às 17h desta quarta (7), a barragem de Ituporanga operava com 100% da capacidade. Na segunda a água extravasou. A barragem tem altura de 31 metros, mas á agua já chegava a 32.13 metros na tarde desta quarta. Segundo a Defesa Civil, não há mais manobra a ser feita, já que as cinco comportas estão fechadas.
Já a barragem de Taió continuava às 17h com 79% da capacidade, mas com duas comportas abertas e cinco fechadas. Em José Boiteaux, a barragem estava em 13%, com as duas comportas fechadas.
Em Lages, conforme a Defesa Civil municipal, o nível do Rio Carahá não alterou na tarde desta quarta, mesmo com a chuva registrada no município e continua em 5.7 metros. Veja como estava o nível de outros rios às 17h desta quinta:
Taió: 7.58 m
Rio do Oeste: 9.04 m
Ituporanga:1.80 m
Rio do Sul .9.28 m



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Que estilo musical você curte mais atualmente:

 Bandinha?
 Pop Internacional?
 Pop Nacional?
 Sertanejo?







.

LIGUE E PARTICIPE

(49) 3363-0214

Visitas: 13343526
Usuários Online: 2623
Copyright (c) 2024 - Rádio Emy10 - Rádio Emy10 - GNA Comunicações