O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Valter Casemiro Silveira, deverá visitar o Oeste de Santa Catarina no próximo dia 19 de junho para percorrer as rodovias da região. A informação é da assessoria de imprensa do deputado federal Celso Maldaner (PMDB/SC).
A visita de Valter deverá ocorrer a pedido do próprio parlamentar, que explica que a vinda do diretor é válida e importante pelo fato de as rodovias estarem em situação dramática, aguardando recuperação há muitos anos, além das temporadas de chuva que agravaram ainda mais a situação.
"Vamos percorrer as rodovias BR-282, trecho de Chapecó a São Miguel do Oeste, passando pela 158 e 163, no Extremo Oeste, destacar os pontos críticos e ver se a gente encontra uma solução para apressar as obras que já estão projetadas com recursos empenhados para acontecer", destacou.
A agenda inclui conversaa com as associações de municípios (Amosc, Ameosc e Amerios), além de entidades representativas, associações comerciais, industriais e lojistas. "Precisamos unir esforços e expor ao diretor a realidade das nossas rodovias oestinas. Estamos há muitos anos esperando por essas obras, e devido a processos judiciais, o prazo tem se alongado cada vez mais. Precisamos encontrar maneiras de agilizar o processo e realizar está obra tão aguardada, disse o deputado".
Restauração da BR-282
O primeiro lote, que compreende os trechos entre Chapecó e Ponte Serrada e prevê a restauração do pavimento, implantação de interseções e implantação de terceira faixa, já foi licitado e teve o contrato assinado com a empresa vencedora, a Neovias-PR no início de maio. O valor da obra é de R$ 76 milhões para o trecho de 75 quilômetros. Os recursos são de emendas parlamentares da bancada catarinense, com previsão de 13 quilômetros de terceira faixa. As obras estão em andamento.
Segundo lote
No segundo lote está à contratação de serviços de elaboração dos projetos básico e executivo das rodovias BR-282 e BR-158 — trecho de Chapecó a São Miguel do Oeste, com inclusão das travessias de Nova Erechim, Pinhalzinho e Maravilha. "Infelizmente o segundo lote teve empresas desclassificadas e processos judiciais que vêm alongando o prazo e prejudicando muito a nossa região", explicou o deputado.