O recomendável é que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros (193). A Defesa Civil chama a atenção ainda para o risco de inundações nos médios e grandes rios nos municípios do Vale do Itajaí, especialmente no Alto Vale, Rio Canoas, Rio Cará, Rio Uruguai, e todas as bacias do Litoral Sul. Também há possibilidade de inundações nas bacias do Rio do Peixe, Rio Negro, Rio Tijucas e Rio Queimados.
+ Chuva provoca danos e pontos de bloqueio em rodovias federais; veja os trechos
Já são 1.021 pessoas desalojadas (em casa de parentes e amigos) em todo o estado; 1.178 desabrigados (estão em abrigos públicos); 9.988 afetados (todos atingidos de alguma forma pelo evento) e 2.568 residências afetadas.
A meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, informou que a chuva segue até quinta-feira, dia 8. Os valores variam entre 150 mm e 230 mm, dependendo da região. "As pessoas devem acompanhar a previsão do tempo diariamente porque previsão pode mudar", disse.
Abrigos
Lages: 6 abrigos com 171 pessoas
Rio do Sul: 12 abrigos com 564 pessoas
Rio do Oeste: 3 abrigo com 186 pessoas
Ponte Serrada: 1 abrigo com 4 pessoas
Laurentino: 1 abrigo com 70 pessoas
Capinzal: 1 abrigo com 6 pessoas
Agronômica: 1 abrigo 97 pessoas
Taió: 1 abrigo 7 pessoas
Correia Pinto: 1 abrigo - 56 pessoas
Recomendações
Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em um local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.
Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal (fone 199) ou o Corpo de Bombeiros (fone 193).