Um alerta meteorológico emitido pela Epagri/Ciram deixa Santa Catarina em estado de atenção. Já com o solo encharcado e o nível dos rios elevado, a previsão de mais chuva para a próxima semana pode causar novos transtornos aos municípios que já sofreram com o excessivo volume de água nos últimos dias.
De acordo com a Epagri/Ciram, a chuva vai retornar por volta das 6 horas de domingo, dia 4, seguindo até o final da noite de segunda-feira, dia 5, com início pelo Oeste e se estendendo por todo o estado. Há inclusive risco de temporais no domingo.
O acumulado no período será de 40 a 60 mm, em média, com pontuais de até 100 mm, especialmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
"A chuva se estende nos dias 6 a 8, de forma mais persistente e com maiores acumulados nos dias 7 e 8, devido à formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil", alerta ainda a Epagri/Ciram.
Recomendações
Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em um local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.
Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal (fone 199) ou o Corpo de Bombeiros (fone 193).