As fortes chuvas das duas últimas semanas e que se intensificaram nos últimos dias colocaram a região Extremo Oeste em alerta. Em Mondaí e Itapiranga o nível do Rio Uruguai já passou dos sete metros acima do nível normal e a travessia da balsa, em Modaí, chegou a ser interrompida.
No Rio Grande do Sul, municípios localizados próximos ao Uruguai, como Caiçara, Vicente Dutra, Iraí e Pinheirinho do Vale, também estão em situação de alerta, com alguns dos pontos do rio com 8,10 metros acima do nível normal.
Alerta da Defesa Civil
Conforme o monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina na tarde desta terça-feira (30) uma frente fria se desloca lentamente entre o Paraguai e SC e ocasiona chuva em todos os municípios. Outro fator que contribui na manutenção das chuvas em SC, é transporte de ar quente e úmido proveniente da Floresta Amazônica. Com isso, hoje o acumulado de chuva deve ficar entre 60 mm a 80 mm.
Até a noite da quarta-feira (31), a previsão é de chuva persistente, acumulando em média de 80 mm a 100 mm em todas as regiões. Em 48 horas (terça e quarta-feira), o acumulado de chuva pode chegar a 150 mm no Estado. A chuva, na mesma intensidade, segue pelo menos até a noite de quinta-feira (01) com previsão de até 70 mm. Aberturas de sol somente a partir da sexta-feira (02).