Por volta das 18h de segunda-feira(30)o coordenador Regional da defesa civil de Santa Catarina, Clair Bazi deslocou-se ao Goio-En para ver a situação do Rio Uruguai e confirmou que está sob controle, não houve grande alta no volume de água.
Apesar da chuva, apenas 0,50m de alta do nível devido ao rígido controle de vazão pelas represas conforme normas do ONS(Operador Nacional do Sistema Elétrico) para operações de cheias.
AVISOS METEOROLÓGICOS - EPAGRI/CIRAM
ATENÇÃO PARA RISCOS DE INUNDAÇÕES E DESLIZAMENTOS DE TERRA
Em 48 horas (terça e quarta-feira), o acumulado de chuva pode chegar a 150 mm no Estado e, em algumas localidades isoladas esse total pode ser superado. Considerar que, em algumas regiões, ocorreram elevações nos níveis dos rios nos últimos dias e o solo encontra-se encharcado, devido à chuva persistente em Santa Catarina desde o dia 26/05.
Por Laura Rodrigues - Meteorologista Epagri/Ciram
Recomendações da Defesa Civil SC
Alagamentos e Inundações
Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes
Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água.
Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.
Deslizamentos de terra
Deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes.
Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.