A balança de pesagem de caminhões das BR-282 em Maravilha, deve voltar a funcionar no final de 2017, informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Ela é o único instrumento de controle de excesso de carga na rodovia, que passa por 600 quilômetros dentro do território catarinense.
A balança está sem funcionar desde 2014, segundo o Dnit, por uma ação do Ministério Público do Trabalho (MPT) referente à contratação de funcionários para trabalhar no posto.
Entretanto, segundo o Dnit, para que o posto de pesagem da BR-282 volte a funcionar, é preciso reformar toda a estrutura. Está prevista a troca dos equipamentos técnicos, incluindo a balança de pesagem. O Dnit não informou quanto deve ser investido na obra de revitalização do posto.
"[Precisa reformar] Tanto a questão da instalação de onde será feito o controle quanto a recuperação da própria pista de pesagem. Numa segunda etapa, serão feitas as contratações de equipamentos e operacional", disse o supervisor regional do Dnit, Diego Fernando da Silva.
Balanças no estado
Ao todo, no estado são seis balanças em rodovias federais. Quatro delas são mantidas pela iniciativa privada, já que ficam em trechos de concessão.
A outra, que é de responsabilidade do Dnit, fica localizada na BR-101, em Araranguá, no Sul catarinense. Ela também estava interditada desde 2014, mas segundo o Dnit, desde 10 de maio um sistema piloto de pesagem veicular é testado no local.