Com a previsão que a chuva continue pelo menos até quarta-feira (31) em Santa Catarina, a Defesa Civil do estado mantém o alerta para riscos de alagamentos. Desde sexta-feira (26), pelo menos 31 municípios registraram algum tipo de ocorrência por causa da chuva, incluindo deslizamentos e pontos de alagamento.
De acordo com a Secretaria de Estado da Defesa Civil, as equipes estão alertas e acompanham a situação das cidades. Além de possíveis alagamentos, é possível que haja granizo e vendaval.
"O Grupo de Ações Coordenadas (Grac) pode ser acionado em caso de necessidade, assim como os fornecedores de itens de assistência humanitária", informou a Secretaria.
Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, a chuva segue até quarta-feira em Santa Catarina. "A chuva ganha força entre terça e quarta. Maio termina com volumes bem altos em algumas áreas", detalha Puchaski.
De sexta a domingo foram registrados alagamentos, deslizamentos e vendavais em diversas cidades. Ao todo, conforme a Defesa Civil, são foram registradas ocorrências em 31 cidades, incluindo quedas de muros e obstruções em estradas e rodovias.
Em São Joaquim, pontes ficaram submersas por rios da divisa com o Rio Grande do Sul no domingo. Segundo a Defesa Civil municipal, nesta segunda-feira (29), as pontes continuavam submersas e só será possível saber se as estruturas foram afetadas quando a água baixar.