Esquema contava com adolescentes para fazer transporte dos entorpecentes. Um dos suspeitos comandava tráfico de dentro do sistema prisional.
Onze pessoas foram presas em uma operação na manhã desta sexta-feira (19) suspeitas de participar de um esquema de tráfico de drogas na região Oeste de Santa Catarina. Foram cumpridos mandados em Campos Novos, Vargem, Concórdia e Tubarão, esta última cidade localizada no Sul catarinense. Um dos suspeitos comandava o tráfico de dentro da prisão, conforme a Polícia Civil.
Esquema
De acordo com o delegado regional de Campos Novos, Adriano Almeida, responsável pela operação, as investigações começaram há três meses. "O grupo atuava em Campos Novos. Um deles era responsável por trazer drogas de Joinville [Norte do estado] para cá, principalmente por meio de adolescentes, mas também por maiores. Chegando aqui, uma pessoa distribuía aos demais traficantes, que revendiam aos usuários ou abasteciam pequenos traficantes de cidades vizinhas", explicou o delegado.
O suspeito que atuava dentro do sistema prisional usava muitos menores de idade no transporte da droga, conforme Almeida. Eles traziam os entorpecentes de ônibus de linhas comuns. "Ele [suspeito] tinha a falsa percepção de que a polícia focaria apenas nos adolescentes, não chegaria nele", disse. Para manter o esquema, o homem contava com a ajuda da mulher e da madrasta, que também foram presas nesta sexta.
Prisões e apreensões
Ao todo, foram emitidos 22 mandados de prisão e busca e apreensão. Todos, com exceção de um, foram cumpridos. Um suspeito está foragido. Além das prisões feitas por mandados, houve outras duas em flagrante, ambas por porte ilegal de arma. Foi o caso da namorada de um suspeito, que guardava no quarto dela uma pistola furtada de um policial rodoviário federal, conforme o delegado.
Dos 11 presos, seis são homens e cinco são mulheres. Nenhum adolescente foi apreendido. "Durante a investigação, alguns foram detidos por estarem na posse da droga", disse Almeida.
Foram apreendidos cerca de R$ 6 mil em dinheiro obtido com o tráfico, uma pequena quantidade de droga, um revólver e uma pistola, 30 balas e uma bicicleta de alto valor, segundo o delegado. No total, desde o começo das investigações, a polícia apreendeu 25 quilos de cocaína, maconha e crack do esquema.