Por volta das 19h30min dessa quarta-feira (3), após mais de duas horas de instabilidade, o WhatsApp voltou a funcionar. Segundo relatos de usuários nas redes sociais, o aplicativo de mensagens estava fora do ar desde as 17h no Brasil e em outros países.
Houve relatos de problemas em países como Brasil, México, Peru, Itália, Alemanha. O assunto chegou a atingir o trending topics no Twitter.
Em declarações à imprensa, a empresa responsável declarou que os técnicos estavam cientes do problema e "trabalhando para corrigi-lo o mais rápido possível".
Durante a ocorrência da falha (cujo motivo ainda não havia sido detalhado), os usuários não conseguiam se conectar à rede, como se a conexão com o WhatsApp estivesse desativada dos telefones celulares. Dessa forma, ficou impossível o envio e o recebimento de mensagens.
No início da noite, quando o falta do WhatsApp já havia se transformado em um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, os usuários comemoraram o retorno do serviço.
Justiça
No ano passado, uma decisão da Justiça determinou a suspensão do serviço do aplicativo de mensagens WhatsApp em todo o Brasil, para que as mensagens trocadas por pessoas investigadas fossem desviadas em tempo real, antes de ser implementada a criptografia.