A receita tributária do Estado cresceu 5,9% de janeiro a abril deste ano em comparação ao mesmo quadrimestre do ano passado. O número engloba ICMS, IPVA, ITCMD, taxas e repasses da União. O IPCA acumulado até março é de 4,5%. Pelo terceiro mês consecutivo (fevereiro, março e abril), a arrecadação superou a inflação, o que não acontecia desde julho do ano passado.
No mês de abril, especificamente, o destaque foi o ICMS, que teve incremento de 12%. "Os números refletem o esforço fiscal por meio de monitoramento dos setores, que corrigem desvios pontuais; adequações na legislação tributária, que corrigiram desvios recorrentes; e parceria com o Ministério Público, especialmente no ajuizamento de ações que refletem positivamente no nosso caixa. Além disso, o desempenho é uma clara demonstração da retomada econômica", avalia o secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni.
Entre os setores que mais contribuíram para o bom desempenho do ICMS estão os de combustíveis, bebidas, supermercados e têxtil.