A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de São José do Cedro, no Extremo-Oeste do Estado, investiga fato relacionado com o "Jogo da Baleia Azul". De acordo com o apurado pela Polícia, uma adolescente de 14 anos ingressou no jogo e praticou autolesão em cumprimento a um dos desafios impostos.
Segundo a investigação, o "jogo" praticado via redes sociais na internet consiste basicamente na seguinte dinâmica: o responsável estipula 50 desafios aos participantes. Após realizar cada uma das etapas que vão desde ver filmes de terror de madrugada até se lesionar e se submeter a situações de risco à vida e à saúde, a vítima passa para a próxima, até chegar ao último desafio, que consiste em tirar a própria vida.
No caso sob análise, a vítima teria começado já no 4º nível, que consistia em desenhar uma baleia em seu próprio corpo com uma lâmina afiada. A Polícia Civil já tem um suspeito e segue com as investigações a fim de apurar os crimes por ele praticados, confirmar a autoria e localizar outras eventuais vítimas.
Outras investigações estão sendo feitas no Estado relacionadas ao "jogo". Duas em Lages, uma em Tubarão e uma suspeita em Curitibanos.