Uma reunião na manhã desta terça-feira (25), envolvendo profissionais das secretarias de Saúde e Educação, assim como diretores de escolas das redes municipal e estadual de ensino de Cunha Porã, definiu pela suspensão das aulas nesta semana nas creches e pré-escolas do município. A medida adotada leva em conta três casos de meningite viral e um caso de meningite bacteriana confirmados até a data de 24 de abril deste ano.
A ação também leva em consideração o ofício nº 018/2017, emitido pelo secretário de Saúde do Município de Cunha Porã, Alenxandre Lencina Fagundes, que destaca que o principal objetivo do Sistema Único de Saúde (SUS) é a prevenção dos agravos em saúde que acometem as pessoas, através de ações e atitudes que promovam o cuidado a saúde, organizados dentro da Rede de Assistência à Saúde (RAS).
O ofício ainda esclarece que a transmissão da meningite se dá de forma direta, de pessoa para pessoa, e que vem se observando a procura pelos serviços médicos por pacientes da população infantil com sintomas que tem aumentado nos últimos dias no município. Além disso, assim que a pessoa é diagnosticada com meningite deve permanecer em casa, afastada do trabalho ou da escola, evitando o acúmulo de pessoas.
Com base em todas as orientações, a secretária de Educação Marise Schmidt destaca que a equipe tem como lema "Educar para viver melhor", e quando se fala em viver melhor, diz respeito também à saúde, e em casos de situações virais, as crianças são mais suscetíveis. "Nós queremos protege-las, por isso a equipe da Secretaria de Educação prefere pecar pelo excesso de cuidados, do que ver nossas crianças afetadas por vírus que podem causar sequelas que seguirão pelo resto da vida", pondera Marise.