Santa Catarina registrou a segunda morte por gripe A subtipo H3N2 em 2017, divulgou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) em boletim nesta terça-feira (18). É um paciente de Florianópolis com doença cardiovascular crônica e obesidade, considerados fatores de risco. A idade da vítima não foi divulgada.
Até 8 de abril, o estado teve 15 casos de gripe A ou B. Desses, 12 são de gripe A H3N2, um de gripe A H1N1, um de gripe A com subtipo em investigação e um de gripe B. A outra morte foi registrada em Lages, na Serra, com um paciente diabético de 37 anos. Ele teve a gripe A H3N2.
Esses casos ocorreram nos municípios de Florianópolis (2 casos), Blumenau (2 casos), no Vale do Itajaí, Sangão (2 casos), no Sul, Balneário Camboriú (1 caso), no Litoral Norte, Chapecó (1 caso), no Oeste, Imbituba (1 caso), no Sul, Itajaí (1 caso), Lages (1 caso), Mafra (1 caso), no Norte, Palhoça (1 caso), na Grande Florianópolis, e Tunápolis (1 caso), no Oeste. Também houve um caso de um morador do Paraná.
Começou nesta segunda (17) a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (vírus Influenza). Nesta primeira semana, a Secretaria de Estado da Saúde informou que serão vacinadas somente as pessoas com 60 anos ou mais e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
A partir de 24 de abril, os demais integrantes do grupo de risco também poderão se vacinar gratuitamente. Quem não faz parte dessa relação pode recorrer a clínicas particulares para ser imunizado.
Podem se vacinar gratuitamente as crianças maiores de seis meses e menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres que tiverem dado à luz há menos de 45 dias, trabalhadores de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou pessoas com condições clínicas especiais, adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional e professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas.
De acordo com a Dive, as principais medidas para se prevenir contra a gripe são lavar as mãos com frequência e evitar ambientes fechados com aglomerações de pessoas. Também é preciso manter limpos com álcool objetos que estão em constante contato com mãos, como teclados, maçanetas, mesas e corrimões, além de não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres.