Uma unidade da Globoaves, frigorífico que abate aves em Lindóia do Sul, na região Oeste de Santa Catarina, anunciou a demissão de mais de 200 funcionários na quinta-feira (6), como mostrou o Bom Dia Santa Catarina. A agroindústria, que chegou a encerrar as atividades em 2016, negociava a retomada da produção, mas não resistiu ao efeito da operação Carne Fraca.
Em 2016, a empresa demitiu trabalhadores e deu férias coletivas a outros, mas tentava se reerguer do período de preço alto do milho. Com a Carne Fraca, as empresas que poderiam reativar as atividades do frigorífico perderam o interesse, conforme a RBS TV.
A operação Carne Fraca foi deflagrada pela Polícia Federal em 17 de março para combater a venda de carnes vencidas ou de má qualidade em empresas do país. Uma unidade da empresa Peccin Agro Industrial de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, foi interditada e o proprietário foi preso. Também na quinta, funcionários começaram a ser demitidos.
Durante uma assembleia realizada na empresa na tarde de quinta, mais de 200 trabalhadores aceitaram a proposta de rescisão de contrato sem justa causa, com a garantia de direitos como férias e décimo terceiro salário proporcionais, a serem pagos de forma parcelada em até 12 vezes.
Segundo a RBS TV, somente 40 funcionários continuam ligados à empresa e trabalham nos setores de manutenção de equipamentos e na área administrativa.